doutoramento políticas públicas

pedro adão e silva

Pedro Adao e SilvaProfessor Auxiliar
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL)

Gabinete: 314, Ala Autónoma
Email: padaoesilva@gmail.com

Pedro Adão e Silva é o atual Diretor do Doutoramento em Políticas Públicas.  É professor no ISCTE-IUL, onde leciona desde 2007, e onde se licenciou em Sociologia, em 1997. Concluiu o doutoramento em Ciências Sociais e Políticas no Instituto Universitário Europeu, em Florença, em 2009, com uma tese sobre a europeização das políticas sociais. Deu aulas no ISEG e, no segundo semestre de 2010/2011, foi professor visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Georgetown (Washington D.C.). É colunista do Expresso e comentador político na TSF e na SIC-N.

Áreas de interesse: políticas públicas; europeização; políticas sociais.

Publicações selecionadas

Silva, Pedro Adão e, e Mariana Trigo Pereira (2017), “O Estado Social português: entre a maturação e os constrangimentos externos”, em Conceição Pequito Teixeira (coord.), O Sistema Político Português - Uma Perspectiva Comparada, Editora Principia.

Silva, Pedro Adão e (2016), “A política social europeia: da esperança à desesperança”, em Eduardo Paz Ferreira (coord.), União Europeia, Reforma ou Declínio, Lisboa, Veja.

Rodrigues, Maria de Lurdes, e Pedro Adão e Silva (2016), “A Constituição e as políticas públicas em Portugal”, Sociologia, Problemas e Práticas, número especial, pp. 13-22.

Silva, Pedro Adão e, e Mariana Trigo Pereira (2015), Cuidar do Futuro. Os Mitos sobre o Estado Social Português, Lisboa, Clube do Autor.

Rodrigues, Maria de Lurdes, e Pedro Adão e Silva (orgs.) (2015), Governar com a Troika: Políticas Públicas em Tempo de Austeridade, Coimbra, Edições Almedina.

Rodrigues, Maria de Lurdes, e Pedro Adão e Silva (orgs.) (2014), Políticas Públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Edições Almedina.

Silva, Pedro Adão e (2011), “The Europeanisation of social policies in Portugal”, Portuguese Journal of Social Sciences, Volume 10, Number 1, March, pp. 3-22(20).

Silva, Pedro Adão e (2010), “Por um novo contrato inter-geracional: a construção de um estado-providência para o século XXI”, em AA.VV., Socialismo no Século XXI, Lisboa, Esfera do Caos, pp. 51-60.

Silva, Pedro Adão e (2010), “O futuro da política social e uropeia: entre eficácia e normatividade”, em  Sociedade e Trabalho, 40, pp. 65-78.

 

Cadeiras lecionadas no doutoramento

Estado e mercado: debates contemporâneos

Teoria e história das políticas públicas

Seminário de projeto de investigação em políticas públicas