doutoramento políticas públicas

metodologias em políticas públicas: o método comparativo

Ano letivo 2019/20

Docente: Susana da Cruz Martins

Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: métodos de pesquisa social
Língua de ensino: português

Semestre letivo: 1.º
Horário: segunda-feira, das 18h00 às 20h00
Calendário e Salas: consulte aqui

Objetivos

Promover a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas de tipo comparativo, bem como conceber e aplicar desenhos de pesquisa comparativos a projetos de investigação no campo das políticas públicas.

Programa

1. O que é o método comparativo? [O método comparativo e outros métodos; objetivos, procedimentos e resultados]

2. Porquê comparar? [Justificações para a comparação]

3. Comparar o quê? [A seleção dos casos e os riscos de enviesamento em pesquisa comparativa]

4. Como comparar? [Desenhos de pesquisa comparativa]

5. Problemas da comparação [“Muitas variáveis, poucos casos”]

Bibliografia básica

Arnold JH (1985), "Comparative Public Policy at the Crossroads", Journal of Public Policy, 5(4), 441-465.

Collier, D (1991) "The comparative method: two decades of change" em Rustow, D., Kenneth P. Erickson(eds) Comparative Political Dynamics: Global Research Perspectives, NY, Harper Collins Pub

Della Porta, D. e M Keating (eds) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, CUP.

George, AL and A Bennett (2005), Case Studies and Theory Development in the Social Sciences, Cambridge: CUP.

Gerring, J (2007), Case Study Research: Principles and Practices, Cambridge, CUP.

Oyen, E (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage.

Ragin, C (1987), The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkeley, Univ. California Press.

Rihoux, B e H Grimm (Ed) (2006), Innovative Comparative Methods for Policy Analysis.Beyond the Quantitative-Qualitative Divide, London, Springer.

Avaliação

O trabalho pessoal dos estudantes inclui os seguintes elementos com a respetiva ponderação:

a) participação nos seminários (supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho)- 15%

b) apresentação  (em grupo) e discussão na aula de textos seleccionados- 15%

c) elaboração de um ensaio individual escrito com a extensão máxima de 10 páginas A4 (espaço 1.5, margens de 3cm)- 70%

[versão completa disponível em Fénix]